Está acontecendo a 2ª temporada de vacinação contra o HPV, e para estar completamente protegido é necessário tomar as duas doses da vacina.

Os adolescentes devem buscar os postos de saúde para receber a vacina HPV. A idade para meninas é de 9 a 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos.

A vacina é eficaz e protege contra vários tipos de cânceres em mulheres e homens. No mundo, dos 2.2 milhões de tumores provocados por vírus e outros agentes infecciosos, 640 mil são causados pelo HPV. A vacina utilizada no país previne 70% dos cânceres do colo útero, 90% câncer anal, 63% do câncer de pênis, 70% dos cânceres de vagina, 72% dos cânceres de orofaringe e 90% das verrugas genitais. Além disso, as vacinas HPV protegem contra o pré-câncer cervical em mulheres de 15 a 26 anos, associadas ao HPV 16/18. A vacina é segura e não aumenta o risco de eventos adversos graves, aborto ou interrupção da gravidez.

O Ministério da Saúde enviou ao Ministério da Educação material informativo sobre as doenças. A ideia é estimular os professores a conversarem com os alunos e familiares sobre o tema. O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina HPV para meninos em programas nacionais de imunizações.

É importante alertar que a cobertura vacinal só está completa com as duas doses, por isso quem tomou a primeira dose deve voltar aos postos após seis meses.